terça-feira, 15 de março de 2016

Revestimentos



Atualmente existe uma grande gama de revestimentos de parede, feitos de diversos materiais e que se adaptam a diferentes cômodos e suas necessidades. Conheça seis dos principais tipos de revestimento para parede e escolha o seu.

O QUE É REVESTIMENTO PARA PAREDE?


O revestimento para parede consiste em um tipo de material que, como o próprio nome diz, encobre e reveste a parede, dando uma cara totalmente nova e diferenciada. Os revestimentos podem ser utilizados em todas as paredes ou em uma, duas ou três paredes, criando composições diferenciadas.

Quanto mais nobre for o material do revestimento para parede ou quanto mais difícil for a sua aplicação, mais elevado será o seu valor. Em contrapartida existem revestimentos mais baratos e perfeitos para um orçamento econômico ou para quem simplesmente quer começar a experimentar os revestimentos antes de mergulhar de cabeça.

TIPOS DE REVESTIMENTO PARA PAREDE

Quase que a todo instante surgem novidades no nicho de decoração, muitas das quais incluem revestimentos para parede em diferentes formas, materiais e usos. A sua decisão, entretanto, será tomada muito mais facilmente conhecendo os principais tipos de revestimento para parede e descobrindo qual se encaixa em seu projeto.
1. Papel de parede
O papel de parede é um dos revestimentos de parede mais simples e que são facilmente encontrados e instalados. Geralmente consiste em um rolo de papel ou adesivo especial que é colado e fixado na parede, podendo vir em diferentes cores, estampas e texturas.
Entretanto, não se engane, pois os papeis de parede podem ser tão avançados quanto outros revestimentos, com materiais cada vez mais tecnológicos e resistentes.
Se você pretende fazer um projeto por conta própria e não quer gastar muito o papel de parede é uma das soluções mais práticas, decorando sem muito esforço. Use papeis de parede comuns em áreas mais secas, como sala ou quarto. Para o banheiro e cozinha, que sofrem com a umidade, opte por papeis de parede resistentes e específicos.
2. Massa texturizada
A massa texturizada, que também pode ser encontrada pela alcunha de argamassa, trata-se de um material mais denso do que a tinta, que pode ser colorida e aplicada sobre diversas superfícies, em ambientes externos e internos. Esse tipo de revestimento gera economia porque não precisa de finalização com tinta ou reboco, mas deve ser aplicado preferencialmente por profissionais especializados.
Com a massa texturizada você pode conseguir diferentes texturas e padrões em sua parede, criando um ambiente único, decorado e resistente à água, impacto e outras intempéries.
Por ser mais resistente, a massa texturizada pode ser usada em ambientes internos ou externos, variando sua granulometria para uma decoração mais ou menos rústica.
3. Madeira
A madeira é um excelente revestimento de parede para ambientes mais clássicos ou rústicos, servindo para aumentar a temperatura, manter o calor e podendo ser encontrada em diferentes versões. Se quiser entrar na onda de sustentabilidade substitua as placas de madeira natural por porcelanatos que imitem a madeira, conferindo um aspecto natural e único ao ambiente.
Use preferencialmente em ambientes pouco úmidos e com decorações mais rústicas, criando o ambiente perfeito.
4. Pastilhas
As pastilhas são pequeninas peças feitas geralmente de vidro, cerâmica ou resina, em diversas cores, que são aplicadas à parede, como se fossem pequenos azulejos. Na maior parte das vezes as pastilhas formam pequenos desenhos ou padrões geométricos de forma contínua, abrindo e alongando o ambiente.
Você pode utilizar pastilhas na cozinha e no banheiro em substituição a azulejos, mas também pastilhas texturizadas na sala de estar ou no quarto. Combine harmonicamente diferentes tipos de pastilhas para um visual ainda mais único.
5. Mosaicos
Mosaicos são a opção ideal para quem adora padrões geométricos ou uma decoração mais minimalista e menos chamativa. Os mosaicos podem ser feitos de cimento e concreto para um aspecto mais rústico e texturizado, assim como de porcelanato e outros tipos de cerâmica, criando um visual mais leve.
Dê preferência a mosaicos monocromáticos e que sejam do mesmo tom ou de tom parecido com o resto da decoração. Assim, você vai criar um ambiente acolhedor sem chamar muita atenção.
6. Pedras
O revestimento de parede feito com pedras foi e continua sendo muito utilizado em diversos projetos, podendo incorporar as mais diferentes pedras e tijolos em sua composição. Possuem maior resistência e dão um aspecto mais arrojado ao ambiente.
Você não precisa usar o revestimento de pedras apenas na área externa, como na varanda ou churrasqueira, já que se quiser dar uma impressão de sala ainda maior basta integrar o ambiente externo com o interno ao usar o revestimento de pedra, criando uma decoração cheia de personalidade.
O revestimento para parede não precisa ser um mistério e pode, facilmente, fazer parte da sua decoração e do seu projeto. Para isso, escolha o que tem mais a ver com você, com sua casa e com suas necessidades e ganhe paredes com ainda mais estilo.
Material compartilhado de http://blogdecoracao.biz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário